12 lagartixas BEM diferentes!
Lagartixas. Ou laRgatixas, como diria um amigo meu (não citarei nomes… hehe).
Que post fantástico esse do Environmental Graffiti. Vocês acham que só existe um tipo de lagartixa? Aquela que está no canto da sua sala, te olhando nesse exato momento? =D
Não. Existem VÁRIAS lagartixas diferentes no mundo, as famosas “geckos”. E aqui mostro 12 das mais diferentes!
12) Lagartixa Caseira do Mediterrâneo (Mediterranean House Gecko)
Foto: Hexasoft
Chamada também de Lagartixa da Turquia ou Lagartixa Turca, é do tamanho de um dedo. Possui hábitos noturnos e vive em áreas escondidas como forros e telhados. Se alimenta de baratas e mariposas.
11) Lagartixa Diurna Gold Dust (Gold Dust Day Gecko)
Foto: Thierry Cardo
Esses 2 aí de cima lutando pelo território são naturais de Madagascar (de onde vem a maioria das lagartixas diurnas) e são caracterizados pelas 3 listras. Comem de tudo, desde néctar de plantas até outros lagartos.
10) Madagascariensis
Foto: Manuel Werner
Encontrada em proximidades de florestas e árvores, é a maior das lagartixas diurnas, chega a 23 cm. Come insetos, néctar e frutas.
9) Lagartixa Anã de Cabeça Amarela (Dwarf Yellow-Headed Gecko)
Foto: Muhammad Mahdi Karim
Esses lagartos vivem em grupos pequenos em países da África como a Tanzânia, principalmente em florestas de bambu. Faz barulhos parecidos com os de um sapo e medem de 4 a 5 cm.
8) Lagartixas Verdes (Green Geckos)
Foto: wikimediacommons
Nativo da Nova Zelândia e, apesar das escamas verdes, tem uma língua de cores que podem variar entre laranja, vermelho, azul, preta, rosa ou amarela. Vivem em árvores e usam sua cauda como 5ª pata.
7) Teratoscincus (Wonder Gecko)
Foto: andrew gardener
Encontradas no Oriente Médio e locais de climas desérticos, estes lagartos são extremamente frágeis, tanto que seu simples “manuseio” pode o fazer perder partes do corpo. Consegue absorver oxigênio pela pele e possui hábitos noturnos, cavando buracos de até 70 cm de profundidade! Também chamado de “Lagartixa de Olhos de Sapo” por motivos óbvios.
6) Lagatixa-Gato (Cat Gecko)
Foto: LA Dawson
Nada mal para uma lagartixa marrom e branca, hein? Ganhou o apelido por dormir como gatos, enrolando sua cauda em sua volta. É encontrada em Singapura, Tailândia, Indonésia e Camboja.
5) Lagartixa Caseira (House Gecko)
Foto: W.A. Djatmiko
Essas são as famosas lagartixas caseiras, mesmo. Geralmente bem-vindas nas nossas casas por se alimentarem de mosquitos e outros insetos. Essa aí da foto consegue chiar como uma cigarra, inseto que come eventualmente. Gosta de terrenos rochosos e casas.
4) Lagartixa de Cauda Azul (Blue-Tailed Gecko)
Foto: Jjargoud
Faz das Ilhas Maurício sua casa. É diurno, e só os machos possuem as manchas vermelhas em suas costas, as fêmeas são verdes. Agressivo, ataca outras lagartixas em sua volta, da mesma espécie ou não.
3. Beaded Gecko
Foto: Anna Killjoy
Essa gracinha aí de cima é uma fêmea. Muito leve e extremamente rápida. A maioria das lagartixas possuem uma cauda grande e gorda, mas essa não. Encontrada no interior da Austrália, muito pouco se sabe sobre esse lagarto.
2) Rhacodactylus
Photo: Anna Killjoy
Esse adorável bichinho é natural das Ilhas da Nova Caledônia e possui hábitos noturnos. Utiliza sua cauda para se agarrar em galhos e árvores. Também chamado de Lagartixa de Crista, pela crista que vai dos seus olhos até sua cauda.
1) Lagartixa Tokay (Tokay Gecko)
Foto: Nick Hobgood
E o prêmio de lagartixa mais cuti-cuti vai para… sim, a Lagartixa Tokay! Seu nome foi escolhido como se fosse um pokémon: é uma onomatopéia do som que faz. Gosta de terrenos rochosos e penhascos. Birrento, é conhecido como o “pit bull” das lagartixas por não soltar depois que morde, persistindo por minutos e ocasionalmente até 1 hora! Se alimenta de insetos e muitas pessoas a tem como mascote!
Eu quero!!
A segunda é o GEX, de um jogo antigo…
um comentário
great post, thanks for sharing
I found your blog on google. I think it’s pretty cool.
muuito massa
ooooh masssa
tirou minhas duvidas de que nao sao venenosas.Otimo,pois gosto muito delas e convenci minha mulher a nao mata las.
Otimo tyirar ass duvidas. SALVEM AS LAGARTIXAS.
são caitano 15/04/12 nossa essas lagartixas são estranhas mesmo otimo que não são venenosas meu irmão adora mexer com essesbichos
Eu adoro largartixas sempre quis ter uma de estimação
Essas largartixas são muito lindas mesmo