Mas afinal… O que são essas “cobrinhas” flutuando no seu olho?
Afinal, o que são essas malditas cobrinhas que parecem flutuar na frente dos nossos olhos?
Reconheço que essa é uma pergunta que sempre me instigou, e eu não tinha ideia do que era até ver esse post aqui do IFLS… Aí resolvi pesquisar para saber mais sobre o assunto.
Aparentemente, 70% das pessoas já perceberam floaters passeando na frente de sua visão. Se você nunca reparou, pode tentar enxergá-los olhando para uma parece branca bem iluminada ou para o céu azul – fica mais fácil.
Bom, vamos lá: o que chamam de floaters nos EUA foi batizado de moscas volantes por aqui. Apesar de serem inofensivas na grande maioria dos casos, elas podem significar um problema grave nos olhos caso seu número aumente muito rapidamente ou se surgirem de repente. Existe até um grupo que procura pela sua cura no Facebook.
Esses corpos consistem em pequenas estruturas de proteínas ou restos de células descartadas suspensas no humor vítreo, o líquido viscoso que fica dentro dos olhos, e geralmente acompanham os movimentos do olhar. Quando são notadas, temos a reação natural de tentar olhar diretamente para elas, o que é frustante: pois as moscas volantes acompanham o movimento e desviam do seu olhar! :)
Hoje, não existe tratamento indicado. Em casos extremos, o humor vítreo é retirado e substituído por uma substância salina, mas o procedimento é muito arriscado. Existe um método para eliminar a impureza com laser, mas ainda está com sua eficácia sob análise.
E você? Já viu as moscas? =D