Afinal, o que é a Bitcoin?
A cada dia que passa, mais ouvimos sobre a nova moeda do momento: a Bitcoin!
Criada em 2009 pelo japonês Satoshi Nakamoto, ela não pertence a nenhum país nem é vinculada a nenhum emissor centralizado (banco).
Ela é utilizada exclusivamente no mundo digital: existem em bancos de dados espalhados em uma rede peer-to-peer para registrar as transações e usa criptografia para prover funções básicas de segurança, como certificar que as bitcoins só podem ser gastas pelos seus donos e evitar gastos duplos. Podem ser enviadas pela internet para qualquer pessoa que tenha uma conta Bitcoin.
O fato curioso sobre essa moeda é que, visto que ela não é ligada a nenhum banco central / emissor que emite dinheiro na medida que é necessário, ela é incrivelmente estável. A inflação que existe é pequena e controlada por software: previsível e de conhecimento público!
Com o passar do tempo, o número de Bitcoins existentes tende a 21 milhões: em 2013, algo em torno de 50% das Bitcoins foram emitidas, e em 2017 já serão 75%… E quanto mais perto do valor total chegar, mais elas se valorizarão, pois não serão introduzidas mais moedas.
Mas como elas são criadas? Em um processo que se chama mining, ou mineração: utilizando o programa oficial no modo de geração de moedas. Dependendo do poder de processamento que você “ajudar” a rede, você pode ser o escolhido para ganhar um lote de moedas. E quanto ela vale? Hoje uma bitcoin vale o equivalente a 70 dólares. 16.7 milhões de dólares foram “criados” ano passado!
E não pense que isso é só um jogo: a Wikileaks e o WordPress já aceitam pagamentos em Bitcoins! Porém, tudo tem um lado ruim: pelo fato das transações e contas serem anônimas, esta moeda acabou atraindo criminosos… Já existem casos de vendas de drogas e outras transações ilegais nesta rede.
Quer saber mais? Esse vídeo faz um belo resumo, mas você precisa entender inglês:
E aí? Vai encarar? Pode ser um belo investimento!