20 incríveis fatos da Amazon que você não tinha idéia!
Ah, a Amazon… A Meca das compras online dos americanos do mundo inteiro tem alguns fatos bem interessantes. Vamos lá?
1) A Amazon surgiu nos EUA, e começou na garagem do seu fundador Jeff Bezos, na cidade de Bellevue, WA. Até hoje a casa possui uma caixa de correio gigante para acomodar a grande quantidade de correspondências da época.
2) Jeff queria usar o nome Cadabra (como em “Abracadabra”) para sua empresa. Ele desistiu da idéia quando um amigo confundiu a palavra com “cadáver”. Ops!
3) Outro possível nome era Relentless, que pode ser traduzido como “implacável” ou “persistente”. Aliás, acesse relentless.com para ver onde você vai parar.
4) Quando o site entrou no ar, eles só vendiam livros. Mesmo!
5) O primeiro livro vendido pela Amazon se chama Fluid Concepts And Creative Analogies, escrito por Douglas Hofstadte. A compra foi realizada em 3 de abril de 1995.
6) De acordo com o livro com a história da Amazon escrito por Jeff Stone, a empresa tinha um sino que era tocado sempre que uma venda era feita. Mas começou a ficar tão frequente que tiveram de retirá-lo.
7) O site costumava ter um erro de programação bizarro, que permitia que o usuário ganhasse dinheiro da Amazon. Era só fazer um pedido com uma quantidade negativa de livros: a Amazon depositaria o valor no seu cartão de crédito! (Nem tente fazer isso: já corrigiram esse erro há muito tempo!)
8) A Barnes & Noble, grande rede de livrarias dos EUA, processou a Amazon em 1997 por propaganda enganosa: o slogan da Amazon, Maior Livraria da Terra, era falso. Após um acordo, a Amazon continuou utilizando-o normalmente.
9) Como a empresa cresceu muito rapidamente, seus primeiros funcionários trabalhavam uma média de 60 horas por semana! Isso dá quase 12 horas por dia útil!
10) A Amazon começou a empregar funconários temporários após um turbulento fim de ano em 1998. Foram tantas ordens no Natal que os funcionários tiveram de fazer turnos de madrugada: muitos levaram inclusive suas famílias e amigos para ajudar.
11) Hoje, a Amazon possui mais de 117 mil empregados ao redor do mundo, e esse número só tende a aumentar com sua rápida expansão.
12) O centro de distribuição da Amazon em Phoenix, Arizona possui mais de 110 mil m2. Um de seus funcionários disse em entrevista que já chegou a caminhar quase 18km em um turno!
13) Para diminuir a carga de trabalho do estoque, hoje a Amazon possui robôs que ajudam a separar itens. Eles foram criados pela Kiva Systems, empresa que a própria Amazon comprou em 2014 por 775 milhões de dólares!
14) Durante seu desenvolvimento, o Kindle foi chamado de Fiona, em homenagem a um personagem de The Diamond Age, escrito por Neal Stephenson. No livro, a protagonista possui um livro digital com todas os livros, filmes, shows de TV e enciclopédias existentes. O time de desenvolvimento do aparelho achou o nome tão apropriado que fizeram questão de chamá-lo de Fiona, mas Bezos preferiu Kindle mesmo.
15) Amazon possui a patente do Compre-Com-Um-Click, e a licenciou para a Apple. Ou seja, sempre que você compra algo com um click no iTunes, a Amazon tá ganhando o dela.
16) Dizem que o Jeff Bezos é um chefe casca-grossa, e explosões com seus funcionários não são raridade. Entre as frases já ouvidas por empregados, estão “Você é preguiçoso ou só incompetente, mesmo?“, “Por que você está desperdiçando a minha vida com isso?” e “Desculpe, não tomei minhas pílulas de estupidez hoje.“.
17) Alguns ex-funcionários da Amazon criaram grandes empresas de sucesso. Por exemplo, Charlie Cheever criou o Quora e Jason Kilar, o Hulu.
18) A Amazon já pôs um livro sobre moscas a venda por mais de 23 milhões de dólares. Logo depois, o mesmo livro foi colocado a venda em outra loja da própria Amazon por 18 milhões. O erro foi duplicado pois o segundo site possuía um algoritmo para sempre deixar o preço um pouco menor que o da loja principal.
19) Em agosto de 2013, o site perdeu aproximadamente 4.8 milhões de dólares por ter ficado fora do ar por apenas 40 minutos. São 120 mil dólares por segundo.
20) Apesar de ser o presidente da empresa, o salário de Jeff Bezos é de apenas 6820 dólares por mês. Mas não fique triste pelo CEO: ele possui ações da Amazon que valem hoje o equivalente a 23.5 BILHÕES de dólares. Isso faz dele a 20a pessoa mais rica do mundo.
Fonte: Buzz, com tradução e comentários meus :)