Projeto #365flicks: os filmes de dezembro e a CONCLUSÃO!
Pois é, 2013 (finalmente) acabou! E, junto com ele, chegamos ao final do projeto #365flicks. Mas será que deu para ver os 365 filmes? Antes de responder e mostrar quais foram os de dezembro, vamos recapitular o projeto:
No Reveillon 2012-2013, entre aquelas metas malucas que todo mundo faz, eu me dei um desafio: ver 365 filmes durante o ano! Ou seja, teoricamente, seria 1 filme novo por dia.
As regras são simples:
1) Não posso ver nenhum filme repetido (2x neste mesmo ano);
2) O importante é acabar o ano vendo 365 filmes, não necessariamente um por dia: se eu ficar algum dia sem ver, em um dos próximos dias eu vejo 2;
3) Depois de cada filme, dar uma nota para ele no Getglue, só para manter o tracking do que foi visto.
Bom, vamos lá: ver 365 filmes em um ano é uma tarefa BEM difícil. Imagine, um filme por dia! Algo impossível quando se está viajando, tem um casamento pra ir, ou até mesmo quando está de ressaca depois do aniversário de um amigo. Isso sem contar quando você chega cansado do trabalho e só quer uma cama, ou até mesmo quando estava envolvido em outros projetos (pessoais ou profissionais)… Mesmo quem ama o cinema pode imaginar que isso não é fácil.
Respondendo a pergunta inicial: SIM, consegui assistir 365 filmes em 2013! Mas a solução do problema acima foi meio que uma gambiarra… Foram 262 longa-metragens e 103 curta-metragens.
“Ah, mas isso é trapaça #mimimi“. Ok, reconheço que não estava contando com a ~ajuda dos curtas para concluir o projeto, mas convenhamos: alguns são tão bons quanto os longas, com histórias profundas e de qualidade até melhores que muito filme por aí! Sério, vejam os curtas que postei aqui, que tiverem as melhores notas. São excelentes! Lista completa, com links, aqui.
Em uma rápida retrospectiva: em janeiro, a meta foi batida! Em fevereiro o Carnaval me atrasou um pouco, mas em março compensei um pouco. Dei uma escorregada de novo em abril. Em maio, só filmes bons e em junho, vários filmes ótimos. Tirei umas férias em julho/agosto, em setembro deu pra compensar mais um pouco, em outubro só foram 23 e 40 em novembro… Agora, segue o resultado de dezembro. Foram 63 filmes no mês!
Notas 10, 9,5 e 9 – os ótimos (de dezembro):
Quem não gosta de Star Wars? Tive a oportunidade de rever a trilogia original e confesso: meu filme preferido era O Retorno de Jedi. Agora, depois de revê-los, virou O Império Contra-Ataca. Seria a teoria do Barney verdadeira? Não vou nem entrar no mérito de colocar o enredo e tals: Star Wars – Uma Nova Esperança ganhou nota 9, O Retorno de Jedi ganhou 9,5 e o Império Contra-Ataca, um merecidíssimo 10!
Meu Malvado Favorito 2 é sensacional! A volta de Gru com os divertidos Minions ganhou uma nota 9 em uma história melhor que a original!
Agora, dois curtas MUITO bons. O primeiro, se chama The Secret Number. Um drama psicológico sobre um acidente de carro, um matemático que insiste que descobriu algo estranho e seu cético psicólogo. Nota 9! Vejam!
Outro curta excepcional é The Mind Job, cômico, que também levou nota 9. Imaginem que inventaram uma máquina que possa mostrar seus pensamentos / memória, e atuar como uma “caixa preta” após acidentes, crimes, etc. Legal, não? Mas tudo pode vir por água abaixo se você não prestar atenção suficiente no que aconteceu… ASSISTAM!
Notas 5 pra baixo – os péssimos (de dezembro):
Depois de um primeiro filme PATZA legal, destruíram a franquia Tropas Estelares com esse Tropas Estelares 2. Sério, deviam dar cidadania para quem conseguir ver esse filme até o final! Nota 4,5.
A lista completa dos filmes de dezembro (em ordem de notas) está aí embaixo. Quer saber minha opinião sobre cada um, dá uma olhada no meu Getglue ou no meu Twitter.
Concluindo o #365flicks: foram 42 filmes ótimos e só 9 filmes realmente ruins vistos durante 2013. Os outros 314 foram bons ou regulares… Boa média, né?
Se quiser ver a lista completa de filmes, com links para os curtas mencionados, clique aqui e seja feliz!
E aí, o que acharam do projeto? Respondam aí nos comentários ou falem comigo! 2014 não terá nenhum projeto parecido, mas tenho certeza que o cinéfilo aqui ainda verá muitos filmes!
Valeu, pessoal!