Afinal, você viu o pulo do Felix Baumgartner, do espaço para a Terra?
Eu já pulei de para-quedas. Foi em 2010 e me lembro como se fosse hoje: quando a maldita portinha do avião abriu, fiquei praticamente congelado, o que até originou uma história hilária que eu não vou publicar aqui. =D
O que eu quis dizer com essa introdução é que, se eu travei quando vi a altura que o avião estava, imagina o que passou pela cabeça do Felix Baumgartner quando ele fez o pulo lá do espaço?
Eu tinha lido as matérias e visto um ou outro vídeo com flashes do salto, mas só agora vi integralmente como foi a preparação, as checagens e a decisão de finalmente cair para o mundo.
Olha só:
Ele conseguiu quebrar vários recordes. Primeiro, foi a maior altitude já alcançada por qualquer humano em um balão. Segundo: é o salto em queda livre mais alto, anteriormente na posse do mentor de Felix, Joe Kittinger (que, aliás, é o cara passa as intruções para ele no primeiro vídeo). O terceiro recorde é de ter sido o homem mais rápido na Terra sem qualquer tipo de propulsão mecânica. Ele foi mais rápido que a velocidade do som!
Aqui tem o vídeo da câmera do capacete dele:
Antes de saltar, ele disse “Eu gostaria que você pudesse ver o que eu estou vendo. Às vezes, você tem que chegar muito alto para ver como você é pequeno.
Agora eu vou para casa.”
E, aqui, um vídeo editado com as melhores partes:
Nice!! Coragem, hein?
Vi no Giz.