Afinal, pra que serve esse tal de Pinterest?
Semana passada me sucumbi à tentação de ingressar uma nova rede social, me cadastrando no Pinterest. Mesmo achando boba a idéia de ter um “quadro de cortiça” online, são tantas pessoas neste hype que pensei “what the hell” e acessei… Vamos ver o que é isso, né?
Não dá para chegar e entrar de uma vez. Primeiro, você pede por um “convite” para fazer parte da rede social. Fiz a solicitação achando que levaria um bom tempo até aceitarem e BAM, no dia seguinte já recebi o email com o link para poder me cadastrar… O cadastro é rápido, pois é só fazer o link com a sua conta do Facebook que ele preenche automaticamente todos os dados necessários. Uma boa jogada, afinal, quem não tem um facebook hoje em dia? A única coisa ruim disso é que TUDO que você faz no Pinterest acaba aparecendo na sua timeline, mesmo se você colocar a opção de não atualizar automaticamente. Falha feia, mas que dá para cancelar manualmente.
Ok, cadastro feito. Então vamos ver como funciona: a idéia inicial da rede é ter “quadros de cortiça” virtuais. De acordo com o próprio site, o Pinterest serve para “organizar e compartilhar todas as coisas maravilhosas que você achar na internet“. Cada post será uma imagem onde você pode colocar uma legenda, como se fossem fotos em alfinetes (“pins“) em um quadro de cortiça mesmo: taí o motivo do nome do site. Pinterest é a mistura de pins (suas atualizações) com interest (seus interesses).
Logo depois do cadastro o Pinterest já procura pelos seus amigos do Facebook ou Twitter que possuem contas na rede e os segue automaticamente. Você também pode colocar quais seus assuntos de interesse que ele já se encarrega de te recomendar usuários populares com base nestes temas.
Passada a parte dos amigos, hora de começar a postar! Logo de cara já foi recomendado criar 5 “quadros”: Lugares favoritos, Para o lar, Produtos que amo, Meu estilo e Livros que valem a pena ler. São nestes quadros de diferentes temas que você colocará as fotos que escolher. Como teste, coloquei o iPhone 4 como um dos “produtos que amo” e BAM: 10 pessoas fizeram “repin” no post quase que instantaneamente. Ainda não sei como, já que são pessoas que nunca ouvi falar =D
Fazer um post é algo bem simples: você deixa na sua barra de favoritos o link do “Pin it” (o site ensina como fazer) e, quando você ver algo interessante que gostaria de compartilhar com seus amigos, clica neste link. Ele separa todas as imagens do site que você estava para você escolher, colocar uma legenda e ir direto para o quadro de sua preferência. As pessoas que te seguem irão ver a sua atualização e podem acessar o link da página, dar um like (no melhor estilo Facebook) ou fazer um repin, como se fosse um RT do Twitter.
Hoje, o Pinterest manda mais usuários para páginas de conteúdo do que o Youtube, Google + e LinkedIn juntos. É um dado impressionante para uma rede social que está ainda engatinhando, mas minha avaliação por enquanto é… Nada de mais. Enfim, tem muito potencial e talvez fique interessante quando você tiver muitos amigos cadastrados por lá, mas creio que se eu trabalhasse no meio de criação ou design eu aproveitaria mais. É uma baita ferramenta para ver tendências, mas hoje eu só vejo algumas receitas de comida e os sonhos de consumo de 2 amigas, que por enquanto são as únicas pessoas que eu sigo que postam alguma coisa por lá. Se quiser me seguir, clica aqui, mas não garanto que vou seguir de volta tão cedo. =D
E pra finalizar, o Mashable colocou no ar um infográfico com várias curiosidades do Pinterest, em inglês. Por exemplo, sabia que são só 16 empregados trabalhando para o site? Olha aí:
E aí? Vai entrar ou esperar ficar lotado?
3 Responses
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[…] Imagem: Aparesido Via Clases de Periodismo 1 min atrás, por Gustavo Verneque em Notícias. Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do | RSS feed. Você pode deixar uma resposta, ou trackback de seu próprio site. […]
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